domingo, 1 de junho de 2014

Visita à COOPERU - Uberaba



Com cerca de 30 alunos e a professora Helena Alves, do Curso de Engenharia Ambiental da FACTHUS, participei, no sábado, dia 17 de maio, de uma visita técnica às instalações da Cooperativa dos Recolhedores de Resíduos Sólidos e Material Reciclável de Uberaba, a COOPERU, uma das entidades responsáveis pela coleta seletiva de resíduos sólidos na cidade. 

O objetivo da visita era conhecer as instalações, verificar como ocorrem os trabalhos de separação e destinação do material recolhido e conversar com o pessoal da Cooperativa sobre sua história, suas dificuldades e as novas perspectivas em função da obrigatoriedade, cada vez mais cobrada pelo poder público e pela comunidade, de se fazer a coleta seletiva de resíduos urbanos. Na COOPERU, os estudantes foram recebidos pelo José Eustáquio Oliveira, um dos responsáveis pela cooperativa, e por outros cooperados que acompanharam os alunos durante toda a visita. 

Os alunos da FACTHUS puderam ver que as soluções para os resíduos gerados pela sociedade, cuja produção é inevitável e crescente, passa por procedimentos técnicos e científicos, e envolvem questões econômicas, políticas e culturais. O trabalho de entidades como a COOPERU é relevante e eles são parceiros essenciais na melhoria das condições ambientais e da qualidade de vida de toda a comunidade.









Nenhum comentário: