segunda-feira, 2 de junho de 2014

Professores e pesquisadores debatem a vida e a obra de Carolina Maria de Jesus




No dia 31 de maio estivemos em Sacramento, MG, para o encerramento do 6º Festival de Inverno do Parque Náutico de Jaguara (www.parquenauticodejaguara.com.br). O Parque fica na antiga vila da CEMIG, junto à Usina Hidroelétrica de Jaguara, no Rio Grande, e constitui-se de um bonito hotel e algumas casas, onde, na época da construção da usina, moravam os engenheiros e o pessoal encarregado das obras. Terminadas as obras da usina, o local foi transformado num agradável parque às margens do Lago de Jaguara.

Os proprietários do hotel e do Parque Náutico realizam, há 6 anos, o Festival de Inverno, que este ano contou com inúmeras atrações culturais, debates, exposições, atividades de artesanato, oficinas, apresentações teatrais, musicais e esportivas. A abertura oficial do Festival ocorreu no dia 26 de abril e, durante todo o mês de maio, aos finais de semana, uma tenda armada às margens do Lago foi o palco das diversas atrações.

Grupos culturais de Araxá, Sacramento, Brodowski, Perdizes, Uberaba, Fronteira, Igarapava, Franca, Buritizal e de outras cidades da região apresentaram-se no Festival.

No dia 31 de maio, num belo sábado ensolarado, a convite da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, a ALTM (www.academiadeletrastm.com.br), eu e o escritor e pesquisador Guido Bilharinho estivemos no Festival para participarmos de um debate sobre a escritora Carolina Maria de Jesus, cujo centenário de nascimento comemora-se em 2014. Também participaram do debate o prefeito de Sacramento, Bruno Scalon Cordeiro, a professora da UFMG, Madalena Magnabosco, o professor, editor e escritor de Sacramento, Berto Cerchi, Ivan Barbosa, do Parque Náutico, e Eliana Vilas Boas, pesquisadora do Arquivo de Sacramento. Presentes na plateia os jornalistas Luiz Alberto Molinar, o diretor do Jornal O Estado do Triângulo, Walmor Júlio Silva (www.etnews.com.br), e a professora Mara Maciel, dentre outras pessoas e hóspedes do complexo hoteleiro do Parque.

Durante o debate, que durou a manhã toda, o prefeito de Sacramento anunciou que declarava 2014 o “Ano Carolina Maria de Jesus”. Falou também da importância da escritora e do reconhecimento da sua obra pela comunidade de Sacramento. A professora Madalena Magnabosco discorreu sobre trechos de sua tese de doutorado, que versou sobre Carolina. Berto Cerchi falou sobre as várias facetas da personalidade da escritora, Eliana Vilas Boas sobre seus escritos existentes no Arquivo Público de Sacramento e Guido Bilharinho falou sobre a importância de sua literatura e sobre seu estilo espontâneo. Eu destaquei seu caráter de mulher livre e extremamente crítica da sociedade da época em que viveu, com especial ênfase no seu interesse pelos livros e pela escrita.

No final do dia, após uma palestra sobre Charles Chaplin, proferida pelo Guido Bilharinho, a divulgação do resultado de um concurso de curtas metragens, em que Guido e eu fomos jurados, apresentaram-se várias atrações musicais, dentre elas o Coral Cheiro de Relva, de Uberaba, dirigido por Olga Frange. Vejam as fotos abaixo.






Nenhum comentário: