sexta-feira, 20 de julho de 2012

Encontro de Educadores em Uberaba, MG


Nos dias 18, 19 e 20 de julho de 2012, aconteceu o XXXIII Encontro de Educadores de Centros de Educação Infantil, Creches e Casas de Adolescentes, em Uberaba, MG.

Durante três dias, estiveram reunidos centenas de educadores das cidades de Araguari, Coromandel, Cristalina, Monte Carmelo, Patos de Minas, Patrocínio, Uberlândia e Uberaba para discutir e trocar experiências sobre seu cotidiano profissional. Com o tema “Ética e Sustentabilidade na Prática Docente”, o Encontro propiciou aos participantes vários momentos de reflexão sobre sua prática docente. Com palestras, oficinas e atividades culturais, o Encontro conseguiu encantar a todos, merecendo destaque a organização, que ficou a cargo do pessoal da Creche Coração de Maria, de Uberaba.

No segundo dia do Encontro foram oferecidas várias oficinas aos participantes (Ioga, Diversidade cultural na escola, Bem viver: o grande paradigma indígena, Cuidado com a mente e o corpo, Capoeira na escola, Economia solidária e práticas alternativas sustentáveis, Primeiros socorros, Medicina fitoterápica, Elaboração de projetos, Terapia ocupacional e Dificuldades de aprendizagem). Professores de Uberaba e de outras cidades, dentre eles Dr. JorgeBichuetti, Dr. Francisco Mauro Guerra Terra, Mariângela Camargos, Claricinda Massa e Mara Maciel, encarregaram-se das oficinas.

No Encontro, Mara e eu tivemos a oportunidade de ministrar a oficina sobre Economia Solidária e práticas alternativas, com enfoque na questão dos resíduos sólidos. Trata-se de questão que precisa ser encarada como parte do processo educativo e não pode ser desconsiderada no dia-a-dia das instituições. As soluções, dentro de uma visão propositiva, fazem parte das ações de Educação Ambiental vivenciadas nas instituições. São questões que devem ser trabalhadas num contexto participativo e integradas ao processo ensino-aprendizagem.

Durante a oficina, mostramos e discutimos aspectos teóricos e práticos das soluções, envolvendo a produção e o equacionamento dos resíduos sólidos. A caixa de minhocas foi apresentada como uma boa alternativa, tanto para redução de resíduos orgânicos, como em termos de material pedagógico.


Foi uma honra poder participar do evento e estar presente no Encontro, partilhando com os educadores um momento agradável de aprendizagem significativa. Confiram as fotografias abaixo.















Nenhum comentário: