domingo, 10 de junho de 2012

Uma professora especial (parte II)


Vovó Elisa e Renato (1963)


Minha bisavó Elisa escreveu seu Diário, ou suas memórias, durante 10 anos (de 1957 a 1967). A última anotação é de novembro de 1967. A maior ênfase é dada à família e ao “Joãozinho”, o marido, seu grande companheiro, apesar das ausências; depois aos filhos, aos netos e aos bisnetos. Sempre foi muito carinhosa com todos. Esta era a sua marca registrada.

No seu Diário existem poucas referências à história familiar (avós, migração, etc.). De acordo com um pequeno texto preparado por Claudio Fortes e publicado no Jornal Brasileiro de Cultura, de São Paulo (SP), a “Família Wey é originária da Suissa, radicada nos cantões de Zurich e de Lucerna. No ano de 1851, a mãe do sr. Germano Wey, então viúva, transferiu residência para o Brasil, e mais tarde, quando a estrada de ferro Sorocabana abriu ao tráfego a estação, hoje florescente vila de Conchas, o sr. Germano ali montou importante serraria e tornou-se prestigioso chefe político, tendo exercido cargos policiais e de eleição popular”.

O título, "Minha vida (Rabiscos)”, foi ela mesma quem deu ao Diário (ver fotografia da primeira página do Diário logo abaixo).



Antes e depois de se aposentar, ela sempre viajou muito. De carro, de ônibus e de avião. Um dia, já com mais de 75 anos de idade, veio de jipe, com meu avô Romeu, de São Paulo a Uberaba (MG). Disse que não se cansou, apesar dos 1.000 km de ida e volta.

Gostava de visitar os filhos e os netos. Ia frequentemente ao Rio de Janeiro, onde se hospedava com o filho Lúcio. Também a Santos (SP) ia com frequência, e ficava com a filha Olga e a neta Neusa. Quando interrompeu o Diário, passou o Natal e o fim de ano, até o dia 07 de janeiro de 1968, numa simples casa de madeira na praia do Perequê, no Guarujá (SP). Nessa época, o Perequê era um lindo lugar sossegado, de águas e areias limpas. A partir dos anos 1980, a poluição e a degradação ambiental e social tomaram conta do lugar.

No final do século XIX, os seus primeiros anos de vida, no interior de São Paulo, devem ter sido difíceis e, por conta dos estudos, longe dos pais. É interessante observar, ao contrário do que a sociedade brasileira valorizava na época, que seus pais deram muita importância à educação dos filhos, tendo inclusive sacrificado o convívio familiar.

No início do século XX, o Brasil e, em especial, São Paulo, passavam por intensas transformações políticas e econômicas. A industrialização avançava de modo intenso em São Paulo, capital, mudando a feição da cidade. As ferrovias, geralmente construídas com capital inglês, entravam pelo interior levando mercadorias e trazendo produtos agrícolas, principalmente o café. O eixo de desenvolvimento transferia-se do Rio de Janeiro para São Paulo, que estabelecia uma nova geopolítica nacional, incorporando ao seu raio de influência o Sul do país e o Brasil Central.

As ferrovias tiveram um papel importante na nova configuração geográfica brasileira, e a “Sorocabana Railway” (Companhia Estrada de Ferro Sorocabana), foi um destaque não só econômico, mas também social e cultural na vida dos habitantes que viviam ao longo de seu trajeto, como no caso dos moradores de Sorocaba, Botucatu, Assis, Presidente Prudente e das inúmeras cidades vizinhas, como Conchas, onde a vovó Elisa morou e onde nasceu seu primeiro filho, meu avô Romeu.

A Sorocabana foi fundada em 1870, e passou por diversas fases, com altos e baixos. A ferrovia permaneceu até 1971 sob o controle do Estado de São Paulo, quando foi incorporada à Fepasa. Em 1998, o governo Mário Covas transferiu a Fepasa para a União, que a transferiu para a RFFSA, tendo sido depois, privatizada, à Ferroban. Em 2006, a América Latina Logística comprou o grupo Brasil Ferrovias, proprietário da Ferroban.

Foi neste contexto que a família se movimentou muito, nas primeiras décadas do século XX, deslocando-se de um lado para o outro, chegando a residir em muitos municípios paulistas  ­­-- chegaram a residir, certa ocasião, por seis meses, em Aquidauana, no Mato Grosso. Tudo conforme as necessidades econômicas e os humores dos patriarcas e das circunstâncias sociais e políticas.

Com doze anos de idade, em 1895, o pai a levou, junto com o irmão, a São Paulo, para continuarem seus estudos. Vamos à segunda parte. Boa leitura!

O Diário (parte II)

Papai nos trouxe, a mim e Virgílio [a São Paulo, para continuarem os estudos]. Quando nos apresentamos na Escola Modelo da Luz, com um cartão de um padrinho político, a diretora Miss Brown (*), foi logo dizendo: não há vagas. Ficamos muito decepcionados e fomos para casa de meu tio Chico, irmão de Papai. Este, sabendo que Miss Brown era inimiga de apresentações disse a Papai: deixe as crianças comigo que eu me encarrego de matriculá-las na escola. Papai concordou e voltou a Conchas. Passados alguns dias, tio Chico disse-nos que vestíssemos umas roupinhas bem simples e nos levou à presença da diretora, Miss Brown, dizendo: essas crianças são pobrezinhas e vieram do interior, desejosas de frequentar esta escola. Ela, sem nada dizer, pegou meu mano por um braço e levou-o à sala do 5º ano, dizendo à professora: examine esse menino e veja se acompanha esta classe. Fez o mesmo comigo e deixou-me no 4º ano. Estávamos matriculados graças à tática do nosso tio.

Em casa de nosso tio Chico ficamos morando, a vida não era muito boa. Ele nos queria muito e nos tratava com carinho, mas passava o dia todo fora, pois era guarda-livros da Casa Arieta, e só regressava às seis da tarde. Minha tia não controlava a casa e os primos, vadios, empurravam todo o serviço para mim e meu irmão.

Mesmo assim, nós estudávamos e nunca perdemos o ano. Naquele tempo (1896), não havia 2ª época nos exames, portanto, quem não alcançasse média no fim do ano, estava reprovado.

Fiz o 4º e o 5º ano e passei para o primeiro do normal. Nessa ocasião, Mamãe mudou-se para São Paulo, pois Hermínia, Antonio e Germano já estavam em idade escolar.

Eu fiz o 5º ano com Dona Flávia Grassi Bonilha, ótima professora. Hermínia foi aluna de Dona Antonina de Almeida, Antonio de Dona Delfina de Lemos e Germano de Dona Inez de Castro. Era diretor nessa ocasião, o Sr. Pedro Vass. Mamãe, coitada, não poude continuar em São Paulo, porque Papai reclamava o isolamento em que vivia, numa casa enorme, em Conchas.

Ficou, então, resolvido que Mamãe regressaria com os filhos menores e eu e Virgílio continuaríamos os estudos. E assim foi. Virgílio continuou morando em casa de tio Chico e eu fui para a casa do Sr. Pedro Vass, cuja esposa era muito amiga de Mamãe.

Em 1900, Virgílio recebia o seu diploma de professor e em 1901 eu também estava formada. 

Vovó Elisa e Lúcia (filha do Romeu)

Elisa e João Gonçalves


(*) Nota sobre a educadora Miss Brown

Miss Brown surge no cenário educacional brasileiro para ser diretora da Escola Normal do Protestant College at São Paulo, criado em 1886 e que, a partir de 1897 passou a denominar-se Mackenzie College. Miss Brown havia sido diretora da Escola Normal de senhoras de Massachussets, a mesma fundada em 1848 por Horace Mann, cujas ideias inspiraram e modificaram o sistema pedagógico americano. Ao vermos a filosofia educacional de Mann, aprendemos sobre a filosofia da própria Miss Brown, que estava fundamentada nos seguintes princípios: 1) A educação deve ser universal; 2) A educação deve ser gratuita; 3) A educação deve ser administrada pelo Estado e não por organizações eclesiásticas; 4) A educação depende de professores cuidadosamente treinados; 5) A educação deve preparar tanto os homens quanto as mulheres. Tendo em vista que a reforma do sistema educacional americano teve grande influência de Pestalozzi, verifica-se essa influência também na visão de Miss Brown. O Dr. Caetano de Campos chega a afirmar que “(...) o Brasil vai ter uma verdadeira escola com ensino de Pestalozzi não falsificado” (HACK, p.108) ao referir-se à participação de Miss Brown na Escola-Modelo.

Márcia Brown teve importante participação na reforma do ensino paulista, tendo sido indicada como diretora da Escola Modelo, cujo objetivo era servir como fonte de onde sairia a orientação pedagógica adotada pelo do estado na época. Esse modelo de escola americana, trazido também por Miss Brown é que dá origem ao conhecido grupo escolar. Para além de contribuir para a reforma do sistema pedagógico no estado, Miss Brown também ajudou na organização e direção das escolas-modelo Caetano de Campos, do Carmo e da Luz(**). Como educadora protestante e calvinista, Miss Brown ensinava seus alunos sob princípios pedagógicos bem fundamentados em valores cristãos: formar o homem para ter um relacionamento com Deus e com o seu semelhante; liberdade de expressão; igualdade e muita disciplina. Miss Brown retorna aos Estados Unidos em 1896 depois de uma homenagem prestada pelo Governo de São Paulo à ilustre educadora.
(**) Escola onde Elisa e seu irmão Virgílio estudaram, em São Paulo.

Por: Luciano Azevedo
Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/94987290/Marcia-Brown


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