quinta-feira, 31 de maio de 2012

Palestra sobre resíduos sólidos



Terça-feira, dia 29 de maio, foi a vez de falar para o pessoal da Empresa Ourofino, no Distrito Industrial III, de Uberaba, MG. O tema escolhido por eles foi "Resíduos sólidos". O assunto é atual e minha fala contribuiu para a discussão e as ações desenvolvidas pelo Instituto Agronelli, parceiro da FACTHUS no Projeto "Gincana Vivenciando os 3Rs", projeto que desenvolve ações para sensibilizar a comunidade, as empresas e o poder público para a coleta seletiva e a captação de recursos para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Os resíduos sólidos são um problema ambiental, social, econômico e político na atualidade. Para seu entendimento temos de compreender o que acontece com a saúde da população, observar tanto os aspectos técnicos quanto os culturais, e estudar questões ligadas à sustentabilidade da vida nas cidades e no campo. Diante do rápido esgotamento dos locais de armazenamento, da poluição provocada e do impacto sobre o meio ambiente, é uma questão emergencial no contexto atual.

A população brasileira, que é de mais de 190 milhões de pessoas, segundo o Censo de 2010 (IBGE), produz diariamente algo em torno de 500g a 1000 kg de resíduos sólidos (lixo) per capita, dependendo da região e de outras circunstâncias. Isso coloca o Brasil entre os maiores produtores do mundo. É nas cidades que são geradas as maiores quantidades, e 85% da população brasileira já moram nas cidades.  

Acontece que o destino de mais de 75% do lixo produzido são as vias públicas, os terrenos baldios, os corpos d’água, contaminando assim os recursos hídricos e a paisagem. Algumas cidades brasileiras coletam o lixo produzido por seus habitantes, em outras, entretanto, quase a metade é atirada nas ruas, despejado nos rios, nos lagos, nas lagoas e no mar. Esta situação é insustentável, além de vergonhosa.

Está na hora de todos se mobilizarem e se sensibilizarem para mudarmos esse panorama. Palestras e ações voltadas à coleta seletiva, à compostagem, à redução, como mostramos na Empresa Ourofino, podem fazer a diferença. 






Nenhum comentário: