segunda-feira, 28 de maio de 2012

Mais Código Florestal, mais florestas, mais debates



A sociedade brasileira continua debatendo o Código Florestal e a questão ambiental. Quando questões como essas mobilizam a imprensa, os estudantes, os cientistas e o povo nas ruas, é a sociedade em movimento. Esse é o caminho.

É preciso não se deixar enganar pelas soluções simplistas e muito menos pela desinformação, pelas estatísticas enganosas que só os “importantes” dizem ter. As respostas de que todos precisam só poderão vir do debate, da democracia, da participação popular.

A discussão é longa e complexa. Por isso, deveria envolver mais pessoas, propiciar mais estudos técnicos e maior tempo para decisão. Ninguém pode ser prejudicado, mas o maior prejuízo, se a atual proposta não fosse vetada, seria para a população. O meio ambiente, está na Constituição Federal, é um bem do país, de toda a população brasileira (ver art. 225 da CF: "Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações"). Observe-se bem a responsabilidade do poder público quanto a isso.

De qualquer forma, é bom que a sociedade se mobilize, discuta, participe. 


Mesa do debate do dia 12 de abril de 2012, na UFTM
Da esquerda para a direita, a professora Clarissa Barreto, o mediador, professor Fábio, 
o professor Renato Muniz e o relator, deputado Paulo Piau. 

Nenhum comentário: