terça-feira, 29 de maio de 2012

Dia do Geógrafo


No dia 29 de maio, no Brasil, comemora-se o Dia do Geógrafo.

A história dos geógrafos e da Geografia no Brasil no século XX confunde-se com a história do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB). A AGB foi criada em 1934 e o IBGE, embora também criado no mesmo ano, só foi instalado, como Instituto Nacional de Estatística, em 1936.

O geógrafo é o profissional habilitado, segundo legislação específica, a desenvolver estudos, planejar e realizar diagnósticos relacionados ao meio ambiente. É o profissional que concluiu o Bacharelado em Geografia, legalmente habilitado através da Lei 6664/79, e que obteve seu registro no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA).

Diferencia-se do professor de Geografia, que é o profissional que tem licenciatura em Geografia, podendo exercer legalmente as funções de docência.

Para além da data, da legislação e das diferenças, é preciso um trabalho notável de valorização da própria ciência geográfica, dos profissionais da Geografia e dos professores de Geografia. Esta valorização implica em gestões constantes para que os órgãos públicos e as empresas contratem geógrafos. E que a sociedade identifique e reconheça a importância tanto do geógrafo quanto do professor de Geografia no conjunto das profissões fundamentais para uma existência digna e um mundo diferente do que temos hoje.

Os geógrafos e os professores de geografia são os profissionais capacitados a pensar e refletir sobre a relação da sociedade com a natureza, as diversas propostas existentes sobre o desenvolvimento sustentável e as melhorias que a sociedade demanda na gestão do território.

Para que tal aconteça, é preciso que a disciplina Geografia não perca espaço nos currículos do ensino fundamental e médio, e seja reconhecida como um saber fundamental no processo de formação do ser humano.

Como não tenho a pretensão de defender neutralidades, entendo que o papel do geógrafo só pode ser o da defesa do meio ambiente, como uma questão social e política, e o da defesa da libertação do ser humano num sentido filosófico e prático, conforme colocado por Marx e Sartre.

Em homenagem ao Dia do Geógrafo, destaco a figura ímpar do professor Armando Corrêa da Silva (1931 – 2000), meu professor na USP, um dos grandes responsáveis pela discussão das questões conceituais dentro da ciência geográfica e pelo fortalecimento da Geografia Crítica no Brasil.

Armando Corrêa da Silva dirigiu, nos anos 1970 e 1980, uma das mais importantes coleções de livros de Geografia no Brasil, a Coleção “Geografia: Teoria e Realidade”,  da Editora HUCITEC (São Paulo), com traduções importantes das obras de David Harvey, Richard Hartshorne e Pierre Monbeig, além da publicação de inúmeros autores nacionais, como Milton Santos.

Saudades do Armando!

Parabéns a todos os geógrafos e geógrafas!

  
 Renato Muniz e Armando Corrêa da Silva (1998)

 Armando Corrêa da Silva, ao fundo Renato e Mara



Nenhum comentário: