sexta-feira, 26 de abril de 2019

Olhares cruzados: sobre o Triângulo Mineiro


Em 2018, fui convidado por um grupo de professores de História e de Geografia para participar de uma obra coletiva, cuja proposta era debater aspectos da história e da geografia da região do Triângulo Mineiro. O livro, organizado pelos professores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Marcos Silvestre Gomes e Sandra Dantas, ganhou o título de “Olhares cruzados – Política e Dinâmicas Sociais no Triângulo Mineiro”, publicado pela Paco Editorial.

É uma obra que deve interessar a todos e a todas que estudam e valorizam a cultura e os estudos regionais. O livro apresenta quatorze artigos que foram escritos por vários profissionais das áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais. São textos que tratam da realidade socioeconômica do Triângulo Mineiro, do seu passado e do presente. Estruturado a partir de diversas abordagens teóricas, históricas, políticas e culturais, tem seu valor ao contribuir com os que desejam compreender e discutir a região e suas características sociais e territoriais. Estão presentes temas como educação, memória, artes, indígenas, intolerância, questão agrária, urbanismo, parques urbanos, dentre outras questões.

É necessário observar que, embora tendo uma multiplicidade de temas, o conjunto apresenta uma unidade e uma coerência que são importantes para o entendimento crítico a respeito dos diversos contextos e cenários que marcam nosso tempo e a região.

No livro, há um artigo meu sobre algumas fontes de pesquisa básicas sobre a cidade de Uberaba (MG). Trata-se de um pequeno trecho, modificado e atualizado, da minha dissertação de mestrado, apresentada à Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em 2005. O meu artigo, assim como os demais, podem interessar aos pesquisadores quando se dedicarem à compreensão das questões socioambientais locais.

Fica aqui o convite à leitura!

Eis o link da obra na página da editora:
https://www.pacolivros.com.br/olhares_cruzados/prod-6584923/


Nenhum comentário: