domingo, 27 de abril de 2014

Atividades de março e abril de 2014

Nos meses de abril e março de 2014, participei de algumas atividades bem interessantes: coordenei duas visitas técnicas, com alunos do Curso de Engenharia Ambiental da FACTHUS, e fiz uma visita pessoal à Primavera dos Livros, em São Paulo.

Abaixo, algumas fotos dos eventos e duas notícias publicadas na página da FACTHUS sobre as atividades.

DSC00454
Mara e Renato na Praça Dom José Gaspar, São Paulo

DSC00458
Mara e Renato com Simone Mateus, editora da Giz Editorial (que publica o livro Os bichos são gente boa).

Alunos do Curso de Engenharia Ambiental da FACTHUS fazem visita técnica ao aterro sanitário de Uberaba

10 abril, 2014 - Notícias
site
Grupo de alunos e professores no aterro sanitário de Uberaba, MG

Alunos e professores do Curso de Engenharia Ambiental da FACTHUS visitaram, no dia 05 de abril de 2014, o aterro sanitário de Uberaba, localizado na Avenida Filomena Cartafina. Lá foram gentilmente recebidos pelo Engenheiro Ambiental João Paulo, que acompanhou o grupo durante toda a manhã, fornecendo explicações e respondendo às inúmeras perguntas feitas pelos alunos.

O aterro sanitário de Uberaba está estruturado para receber os resíduos domésticos e de pequenos estabelecimentos comerciais exclusivamente da cidade de Uberaba. Recebe cerca de 300 toneladas por dia, que são compactados em uma célula projetada para durar oito anos.

No aterro, os alunos puderam observar os serviços realizados, desde a chegada dos caminhões que recolhem o lixo na cidade, até sua disposição final e compactação, e também visitaram as lagoas de decantação para tratamento do chorume produzido.

A questão do recolhimento e disposição adequada dos resíduos sólidos urbanos é uma questão ambiental importante na atualidade, uma vez que não se admite mais a existência dos antigos lixões e muito menos de famílias em situação de risco vivendo nesses locais. Para os futuros engenheiros ambientais o conhecimento do assunto, através de visita ao próprio local da disposição, representa um ganho significativo em termos de aprendizagem.

A visita foi acompanhada de perto pelas professoras Alcione Wagner, Fabiana Lana, Helena Alves, Marinês Caetano e Rafaela Vilas Boas, e também pelo coordenador do Curso, professor Renato Muniz.

Alunos ouvem explicações sobre o aterro
Renato e um grupo de alunos
Visão do aterro
Da esquerda para a direita: professores Fabiana, Alcione, Rafaela e Renato

Alunos de Engenharia Ambiental visitam Estação de Tratamento de Esgoto do CODAU

31 março, 2014 - Notícias
00001
Grupo de alunos na Estação de Tratamento de Esgoto do CODAU, Uberaba, MG

No último sábado de março, dia 29, 42 alunos e dois professores do Curso de Engenharia Ambiental da FACTHUS realizaram uma visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do CODAU.

Visitas técnicas fazem parte das atividades desenvolvidas no Curso de Engenharia Ambiental e constituem momentos importantes de aprendizagem. É quando a prática e a realidade se apresentam, confirmando as teorias estudadas em sala de aula e nos laboratórios e propiciando uma aprendizagem mais significativa e dinâmica. O processo ensino-aprendizagem se enriquece e os alunos ganham em vivência e conteúdo.

Durante toda a visita, alunos e professores da FACTHUS foram acompanhados pela professora e educadora ambiental do CODAU, Ivone Borges, que percorreu toda a ETE com os alunos, explicando os processos e respondendo a inúmeras questões.

Os professores da FACTHUS, Helena Alves e Renato Muniz, participaram da visita e elogiaram muito o interesse e envolvimento dos alunos do Curso.

A ETE Francisco Velludo, do Rio Uberaba, trata cerca de 76% dos esgotos coletados na cidade de Uberaba. A eficiência do tratamento ultrapassa os 90%. A tecnologia usada na ETE encontra-se em constante aperfeiçoamento e novas tecnologias devem ser incorporadas no futuro, como o aproveitamento do lodo resultante do tratamento biológico. Para os engenheiros ambientais é uma atividade essencial e a FACTHUS propicia isso aos seus alunos.


Alunos ouvem explicações da educadora ambiental Ivone Borges, do CODAU
DSC00393
Visita dos alunos à ETE

Nenhum comentário: