quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Entre leitores




Uma atividade que muito me agrada e enriquece é quando estou entre alunos, ainda mais os que gostam de leitura, os que me chamam para conversar sobre literatura, sobre histórias e outros assuntos que surgem espontaneamente. Assim foi na manhã de uma quinta-feira chuvosa no início de novembro, na Escola Municipal Professora Olga de Oliveira, em Uberaba (MG).

Cerca de 40 alunos, algumas professoras e a coordenadora de bibliotecas escolares da Secretaria de Educação da PMU (Luciane, Rosa e Viviane), interromperam suas aulas e outras atividades para conversarmos um pouquinho. Um “pouquinho” que durou quase duas horas, realmente um bate-papo muito gostoso. E eu já prometi que volto sempre que quiserem!

Na Escola, também vi uma exposição de trabalhos que os alunos fizeram a partir da leitura do meu livro "Os bichos são gente boa" (Giz Editorial). Exposição muito bacana! Trabalhos excelentes!

Depois que falei sobre livros, sobre as diversas formas de leitura do mundo e dos livros, os alunos fizeram várias perguntas, todas muito pertinentes e carinhosas. Uma curiosidade sincera sobre minhas leituras, meus escritos, minhas atividades. E eu disse que todo mundo pode escrever se nunca deixar de ler, mas que ler é algo que se aprende com liberdade, com apoio, com existência de livros, nunca como algo obrigatório, opressivo. Eles gostaram, e eu também!

Valeu pessoal!

Confiram abaixo as fotografias tiradas pela Luciane Ioná Aita, do Departamento Cultural da Secretaria de Educação da PMU, e a quem eu agradeço a gentileza pelo envio das fotos. 






















Nenhum comentário: