sábado, 28 de maio de 2011

DIA DO GEÓGRAFO

No dia 29 de maio comemora-se o Dia do Geógrafo. A profissão de Geógrafo foi regulamentada pela Lei n° 6.664, de 26/6/79. A data foi escolhida porque no dia 29 de maio de 1936 foi criado o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O conhecimento geográfico é tão antigo quanto o próprio ser humano. A evolução moderna da ciência geográfica ocorreu no final do século XVIII e início do século XIX, a partir do trabalho realizado por exploradores, naturalistas e pesquisadores como Humboldt, Karl Ritter e outros.

Em Uberaba, o primeiro curso de Geografia foi criado no ano de 1949, pelas irmãs Dominicanas. O reconhecimento aconteceu em 1951, e este foi um dos primeiros cursos de Geografia do Brasil Central. Nesse tempo todo, destaca-se, pelo seu carinho aos alunos, dedicação e conhecimento, a figura da professora Ruth Gebrim, a irmã Loreto, doutora em Geomorfologia na França e responsável pela formação de inúmeros profissionais da geografia e da engenharia hoje espalhados por todo o território nacional.

Para exercer a profissão de geógrafo é preciso ter registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA). Este profissional atua em estudos ambientais, sociais e na docência. Participa de equipes multiprofissionais em trabalhos de planejamento e análise sócio-ambientais. Estuda os diversos aspectos físicos da Terra, os aspectos relacionados à organização sócio-espacial da sociedade e as relações da sociedade com a natureza.

O mercado de trabalho para o geógrafo tem crescido diante da necessidade da participação deste profissional nos estudos que envolvem as questões ambientais nas esferas públicas e particulares.

Parabéns a todos os geógrafos, aos professores de Geografia e aos estudantes de Geografia, a todos os que vivem a luta diária e árdua em busca de um país melhor para todos os brasileiros, que lutam por um espaço de vida em que o respeito à natureza signifique também respeito e consideração às pessoas.

image

Geografia por um novo mundo: economicamente viável, ambientalmente sustentável e socialmente justo. Ou, como disse Rosa de Luxemburgo: “Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres.”

(Imagem retirada de: http://semlinguanaspapas.blogspot.com).

3 comentários:

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Renato, um grande trabalho: a geografia, durante minha infância era montes, rios e frinteiras; depois, vi humanidade, o ser humano habitando e movendo-se, construindoe destruindo, relacionandoe coletivizando-se, num mapa de vida.
Abraços com carinho, Jorge

Heloisa disse...

Professor Renato, lendo esse texto deu até vontade de cursar geografia. Já me interesso pela área, é um caso a se pensar... Parabéns pelo dia do geógrafo!

Laboratório de Práticas de Ensino de Geografia disse...

Olá Prof. Renato, parabéns a nós todos da Geografia no país...
Cada dia fazemos a nossa parte em prol da ciência formando professores e atualizando a nós mesmos.
Abraços...
Profa. Bethânia

http://lapegeouemgfrutal.blogspot.com/
lapegeo_uemg@hotmail.com