quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Palestra no dia do jardineiro





Para comemorar o Dia do Jardineiro (15 de dezembro), a empresa Triângulo Máquinas, de Uberaba - MG, sempre promove um café da manhã e convida os jardineiros que atuam na cidade. Neste ano, fui chamado para fazer uma palestra para os convidados especiais do dia.

A palestra foi sobre novas tendências em jardinagem. Falei, especialmente, sobre as mudanças de concepções e a incorporação de posturas ecológicas nesta área. Após um breve histórico e questões teóricas, destaquei as cobranças cada vez maiores quanto à redução do uso de produtos tóxicos, sobre o respeito à biodiversidade, a valorização dos ecossistemas locais e sobre as exigências crescentes voltadas para o que se pode denominar consumo verde, ou consumo responsável e suas aplicações à jardinagem.

Num clima descontraído e participativo, conversei com os presentes sobre atitudes sustentáveis em jardinagem e sobre o solo considerado como um organismo vivo, sobre compostagem e reciclagem. Também conversamos sobre a importância da atualização e sobre a necessidade de se praticar uma relação ética com os clientes, entre a própria classe e com a natureza.

Nenhum comentário: