sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Em Araxá




No final de novembro, estive em Araxá (MG), para divulgar o livro “Os bichos são gente boa” e o Centro de Educação Ambiental (CEA) Sítio da Pedreira.

O convite partiu da jornalista Ana Paula Machado Kikuchi, do Jornal Clarim, um dos mais lidos na cidade de Araxá e região. O Clarim completa, em 2011, quinze anos de circulação ininterrupta, e eu colaboro com artigos e crônicas desde o início, sempre na página dois, na coluna “Opinião”.

Além do Jornal Clarim, o Centro Universitário do Planalto de Araxá (UNIARAXÁ), a Fundação Cultural Calmon Barreto e a Academia Araxaense de Letras promoveram minha ida e a da Mara, esposa, professora como eu, diretora do CEA Sítio da Pedreira e responsável pelas ilustrações do livro.

Uma agradável noite de autógrafos aconteceu no átrio da Fundação Cultural Calmon Barreto, na quarta-feira. Entre os presentes estavam alguns vereadores, o livreiro Luiz Henrique Maluf, proprietário da Livraria Empório do Livro, a Secretária de Educação, Giovana Maria Mesquita de Paula Guimarães, e a superintendente da Fundação de Assistência à Mulher Araxaense, Lídia Jordão, além da equipe do Jornal Clarim, dando a maior força.

Na cidade, quem nos acompanhou o tempo todo, com muito carinho e atenção, foram a Ana Paula e a professora Cátia Maria Lemos Melo Zema, que é presidente da Academia de Letras, ouvidora do UNIARAXÁ e assina uma coluna semanal no Clarim.

Visitamos as escolas Colégio Atena, Colégio São Domingos, Escola Municipal Dona Gabriela, Escola de Aplicação Lélia Guimarães e o UNIARAXÁ. Em todas as escolas tivemos a oportunidade de conversar com os alunos e professores.

A experiência de conversar com crianças sobre literatura, livros e educação ambiental é extremamente gratificante e marcou a visita feita à cidade de Araxá. Perguntas espontâneas, revelações pessoais descontraídas, desejos ingênuos e singelos e a confiança num mundo melhor é a marca registrada das crianças. Nisso vale a pena apostar.



Nenhum comentário: