quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Livro: O Brasil à luz do espelho



O Brasil à luz do espelho – sombras, conflitos e reflexões*

Livros são sempre necessários. Fazem parte da nossa cultura há séculos e, ao contrário do que alguns alegam, não estão condenados ao desaparecimento. Os livros reúnem ideias, práticas e reflexões sobre as questões humanas em suas dimensões social, cultural, política, artística e científica. Constituem parte indissociável da memória da humanidade, anunciam o porvir e a esperança e não é possível caminhar rumo ao futuro sem eles.

Estas foram algumas das proposições levadas em conta na reunião dos 46 textos que compõem o livro Brasil à luz do espelho – sombras, conflitos e reflexões. Trata-se de uma obra coesa e repleta de diversidade: 54 autores de diversas regiões do país convidados para pensar a realidade brasileira do século XXI. Afinal, tempos implicados em contradições políticas e culturais acirradas pedem análises múltiplas e que suscitem o pensamento crítico.

A coletânea organizada por Ivanilda Barbosa, Silvana Elias e Vania Maria Resende, professoras com destacada trajetória intelectual ligada à política educacional e cultural em Uberaba (MG), desponta como iniciativa privilegiada na busca pelo entendimento da crise que desgasta as relações sociais no mundo e, especificamente, no Brasil neste início de século. Com um explícito compromisso humanista e plural, a obra conta com a colaboração de profissionais de diferentes áreas do conhecimento e história de trabalho dedicado à vida pública, para contribuírem com o que o momento exige: um diálogo aberto, democrático, sobre os rumos e as possibilidades da democracia no tempo presente.

Os artigos reunidos no livro discutem temas relacionados à política, educação, literatura, arte, novas mídias, questões de gênero, espiritualidade, informação, economia, ao contexto jurídico e ao meio ambiente. Uma pluralidade instigante e imprescindível para a compreensão da realidade atual.

Pensado também para oferecer subsídios a atividades pedagógicas em diferentes áreas do conhecimento, é uma publicação da Editora Humanitas e foi lançado no dia 27 de agosto de 2019, às 19h, durante a abertura do XXIII Congresso de Educadores de Uberaba e do Triângulo Mineiro, em Uberaba-MG. A partir de setembro, estão previstas outras atividades, como palestras e rodas de leitura, para debates sobre os assuntos abordados no livro, como a que vai acontecer no dia 24 de setembro, às 19h, no auditório Safira da UFTM.

Tive a honra de ser convidado a escrever um artigo para o livro: “Meio ambiente e Direitos Humanos”. Vamos ler! Vamos discutir!  

*BARBOSA, Ivanilda; ELIAS, Silvana; RESENDE, Vânia Maria (Orgs.). Brasil à luz do espelho – sombras, conflitos e reflexões. São Paulo: Humanitas, 2019.

Visite a página da Editora Humanitas aqui.

Nenhum comentário: