segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Seminário de Boas Práticas em Educação Ambiental na Agricultura Familiar



Mesa de abertura do Seminário


No dia 28 de novembro, Mara e eu estivemos em Brasília (DF), na abertura do Seminário de Boas Práticas em Educação Ambiental na Agricultura Familiar e no lançamento do livro "Boas Práticas em Educação Ambiental na Agricultura Familiar", com 25 experiências selecionadas, provenientes de todo o país. O evento aconteceu no auditório do IBAMA, das 16h às 21h.

A proposta do Seminário era mostrar e discutir as experiências selecionadas (as “boas práticas”), “demonstrando os diferentes aspectos e abordagens existentes neste tipo de ação,” segundo o IBAMA. Estavam presentes os expositores, representando as 25 experiências selecionadas para a publicação; representantes do MMA e suas vinculadas, SEMAS, CIEAs, membros do GT PEAAF, representantes de órgãos governamentais federais (MEC, MDA, INCRA, MAPA, etc.), universidades, institutos federais, representantes de Conselhos (CONAMA, etc.), representantes de movimentos sociais do campo (Sindicais, etc.), agentes de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural), dentre outros.

Para nós, do Centro de Educação Ambiental Sítio da Pedreira, foi muito importante conhecer as experiências selecionadas e poder conversar com os responsáveis por algumas delas. O que se observa é o alto grau de seriedade e envolvimento do pessoal que trabalha e vive a Educação Ambiental. Importante também é perceber o empenho do Governo com a agroecologia e a defesa da Agricultura Familiar.

O que se espera é que iniciativas semelhantes tenham continuidade no futuro. E que a Educação Ambiental seja sempre uma prática libertadora, crítica e transformadora.

Mara e Nilo Sérgio de Melo Diniz (Diretor do Departamento de Educação Ambiental do MMA) 

 Nilo Diniz (MMA) e Renato

Adriano Alex (do Acre) explica como trabalhar com a Mochila do Educador Ambiental

Mara e Eliane Beê Boldrini e seu trabalho com produtores rurais em Antonina, PR
Janailton Coutinho, da UFPI (Piauí) e Mara

Mara e Zelita Maria Santos Rocha, da Fitovida

As experiências selecionadas

Mara e Ednaldo Vieira do Nascimento (Projeto "Briquete: a lenha que brota do lixo")

Professor Gilmar (Lavras, MG), da Ecofossa e Renato

Adriano (Acre) e Renato

Plenário

Na mesa, destaque para o professor Paulo Nogueira Neto

Renato e Ednaldo, da Fundação Mata Atlântica Cearense


Nenhum comentário: