quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Novembro, dezembro, a chuva e bons encontros



Mara e Renato em Brasília

Os meses de novembro e dezembro de 2014 foram marcados pelo retorno das chuvas no Brasil Central – que bom! –, e, no meu caso, por ter participado de bons encontros e eventos. Assim foi com a visita à RPPN Reserva ChakraGrisu, em Brasília, em novembro. Ainda em outubro, recebi, me sentindo bastante honrado, um convite para publicar minhas crônicas no Jornal da Manhã (duas crônicas já foram publicadas, em 09/11 e em 23/11, e outras que virão). O encontro com os leitores do JM será quinzenal, aos domingos, confiram em http://jmonline.com.br/novo/?paginas/articulistas,675. No começo de dezembro, fui entrevistado pela jornalista Adriana Tavares, na estreia do Programa Dri Tavares, na Rádio e TV Universitária 104,9 FM, e também fiz uma palestra, seguida de mesa-redonda, na 1ª Conferência Municipal de Resíduos Sólidos de Uberaba, realizada na terça-feira, dia 2 de dezembro, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Uberaba (SEMAT).

A RESERVA CHAKRAGRISU

A RPPN Reserva ChakraGrisu está localizada em Brasília, DF, próxima à Estação Ecológica de Águas Emendadas e inserida na APA do Planalto Central. É um espaço de vivências e preservação do Cerrado. Lá, num espaço muito agradável, com construções integradas à natureza e utilizando bastante os conceitos e as práticas de sustentabilidade, os proprietários recebem grupos, escolas e pessoas interessadas em conhecer o Cerrado e em questões relacionadas a uma vida mais saudável. O local é indicado para grupos e para atividades e cursos de sahajayoga, meditação, pathwork, taichichuan, medicina tradicional chinesa, ayurveda, educação ambiental, biodanza, pedagogia Waldorf, alimentação viva, entre outras. A RPPN Reserva ChakraGrisu tem capacidade para hospedar até 50 pessoas em suítes coletivas e um salão de vivências com mais de 140m2. Tem sauna a vapor, piscina com água de chuva, campo poliesportivo, parquinho com brinquedos infantis, ofurô, mandalas e nichos próprios para trabalhos de grupos e práticas produtivas. Há, ainda, opção de camping com toda a infraestrutura necessária. Foi muito bom conhecer a Reserva e estar com Fernando e Lêda. Vale a pena conhecer. Para maiores informações visitem a página deles na internet: http://www.chakragrisu.org/.
Fernando, Renato, Mara e Lêda na Reserva ChakraGrisu

O PROGRAMA DRI TAVARES

O Programa Dri Tavares, conduzido pela jornalista Adriana Tavares, estreou no dia, 1º de dezembro. A proposta do programa é tratar de temas ligados à sustentabilidade, às questões ambientais e à qualidade de vida. A jornalista tem uma boa trajetória ligada à temática ambiental, é autora de um dicionário de meio ambiente para alunos do ensino médio e dirigiu e coordenou inúmeros periódicos sobre o assunto, em Uberaba e na região. O programa alterna músicas, informações e entrevista, com a participação ao vivo do público ouvinte. Na estreia, as perguntas concentraram-se na questão da recente escassez da água e em temas da educação ambiental. Com duração de uma hora, das 11h às 12h, o programa tem tudo para formar e manter uma boa audiência. Vida longa! Parabéns Adriana Tavares!
 Renato e Adriana nos estúdios da Rádio e TV Universitária

A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

A Conferência Municipal de Resíduos Sólidos, bem organizada pela equipe da SEMAT/PMU, trouxe um público seleto ao Auditório do Centro Administrativo, interessados no assunto, estudantes universitários, debatedores estudiosos do tema, além dos palestrantes.

O evento, marcado para os dias 2 e 3 de dezembro, levantou questões pertinentes a respeito dos resíduos sólidos: a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), coleta seletiva com a inclusão sócioprodutiva dos catadores, logística reversa, educação ambiental, logística reversa das lâmpadas e dos resíduos eletroeletrônicos, legislação ambiental e a implantação da logística reversa nos postos de combustível.

Participaram, como palestrantes e debatedores, além do próprio Secretário e um vereador, representando a Câmara Municipal de Uberaba, professores universitários, dirigentes de instituições públicas e privadas ligadas ao campo específico em debate, e o pessoal da cooperativa de recolhedores de material reciclável de Uberaba (a COOPERU).

Minha palestra, conforme pedido da equipe da SEMAT, esteve centrada na Educação Ambiental, com foco nos “5 R’s”: reduzir, reaproveitar, reciclar, repensar e recusar. Além de apontar a necessidade, as dificuldades e as potencialidades relacionadas à implantação e discussão da Educação Ambiental na vida nacional, em todos os setores, dos segmentos produtivos às escolas, destaquei alguns elementos relacionados às metodologias da EA, para que seja viável uma Educação Ambiental participativa, crítica e criativa, com inclusão social, solidariedade e respeito à sociobiodiversidade.

A manhã do primeiro dia encerrou-se com uma mesa-redonda, que discutiu a Educação Ambiental como um dos principais instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Participaram da mesa redonda o vereador João Gilberto Ripposati, o Secretário Ricardo Lima, os palestrantes, técnicos da Secretaria, dirigentes de entidades presentes ao evento, engenheiros e educadores ambientais. A Conferência prosseguiu no período da tarde e no dia 03/12/2014. Conferências, como esta, são uma boa iniciativa, e merecem ter sequência nos próximos anos!

Mesa do debate na Conferência de Resíduos Sólidos